Ministério Público contesta justificativa da Prefeitura de Ilhabela sobre alagamentos no Litoral Norte
Após enchentes mortais, MP questiona Ilhabela sobre falhas em políticas de drenagem e defende ação há tempos prescrita.
20 de dezembro de 2025 às 20:06
O Ministério Público (MP) emitiu uma nota contestando a justificativa apresentada pela Prefeitura de Ilhabela sobre os alagamentos e mortes ocorridos após as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte na madrugada de terça-feira, 16 de dezembro. De acordo com o MP, a alegação de que obras no Córrego da Água Branca não foram realizadas devido a impedimentos ambientais não procede.
Segundo o órgão, as intervenções no córrego eram previsíveis e deviam ter sido planejadas e executadas ao longo dos anos. O MP destacou que desde 2020 há decisões judiciais exigindo ações regulares de drenagem do município, seguindo as normas ambientais.
Após o temporal que resultou na morte de duas pessoas e deixou dezenas desabrigadas em Ilhabela, o prefeito Toninho Colucci (PL) afirmou que embargos e atrasos na obtenção de licenças impediam a execução das obras. No entanto, de acordo com o MP, a administração municipal deixou de adotar medidas administrativas para prosseguir com os serviços, mesmo após cobranças formais da Promotoria.
O MP também destacou que a prefeitura enfrenta outras ações que abordam a falta de uma política de drenagem urbana eficaz, a não atualização do mapeamento de áreas de risco e a contínua presença de ocupações irregulares em locais vulneráveis.
Para investigar as circunstâncias da tragédia, o MP abriu uma investigação para apurar possíveis falhas ou negligências por parte das autoridades responsáveis. O órgão informou que já vinha alertando o município sobre a necessidade de reforçar a estrutura da Defesa Civil antes do período de chuvas.
Até o momento, a Prefeitura de Ilhabela não respondeu às solicitações de comentário sobre a nota emitida pelo Ministério Público.
Veja Também
Sabesp Implementa Medidas para Garantir Abastecimento de Água no Carnaval 2026
Sabesp implementa plano especial para garantir abastecimento de água durante o Carnaval 2026, incluindo reforço operacional e equipamentos em regiões de alto turismo.
PAT Ilhabela Abre 123 Vagas de Emprego em Diversos Setores
Ilhabela oferece 123 vagas de emprego no PAT, com salários competitivos acima de R$ 2 mil em setores variados, desde transporte até gastronomia. Interessados devem comparecer com documentos e currículo atualizado.
Cemaden emite alerta de deslizamentos e alagamentos para nove cidades do Vale do Paraíba
Nove cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, incluindo São José dos Campos e Taubaté, estão sob alerta do Cemaden para deslizamentos e alagamentos devido a chuvas intensas.
Oito Cidades do Vale do Paraíba em Alerta de Desastres Naturais Devido a Chuvas Intensas
Cidades do Vale do Paraíba e região enfrentam risco de desastres naturais devido a chuvas intensas. Cemaden emitiu alerta para possíveis deslizamentos e enchentes em áreas vulneráveis, acionando planos de contingência.
São Sebastião planeja mais de 100 eventos para o Carnaval de 2026
São Sebastião planeja Carnaval de 2026 com 100 eventos, priorizando segurança e inclusão para receber meio milhão de foliões e agitar o litoral norte paulista.
Espaço Publicitário




