Universidades de Medicina em São José dos Campos e Taubaté são penalizadas após baixa avaliação no Exame Nacional
Resultados insatisfatórios no Enamed põem em risco a abertura de novas vagas nos cursos de Medicina em São José dos Campos e Taubaté, afetando potencialmente o acesso ao Fies.
19 de janeiro de 2026 às 21:30

Dois cursos de Medicina, localizados em São José dos Campos e Taubaté, interior de São Paulo, foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e estão sujeitos a sanções.
Na cidade de São José dos Campos, o curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi recebeu o conceito Enade 2, mesma avaliação obtida pelo curso oferecido pela Universidade de Taubaté (Unitau). Este desempenho é considerado insatisfatório pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), implicando em restrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e na suspensão da abertura de novas vagas.
A divulgação dos resultados do Enamed, que ocorreu nesta segunda-feira (19) em Brasília, foi precedida por uma tentativa judicial de suspensão promovida por uma entidade que representa universidades privadas, a qual foi rejeitada.
Em âmbito nacional, 107 cursos serão sancionados por se encontrarem na faixa de avaliação insatisfatória, com 83 desses cursos recebendo o conceito Enade 2 e outros 24 recebendo o conceito 1, o índice mais baixo. Ao todo, o desempenho de 351 cursos foi aferido, tendo 30% destes recebido avaliações insatisfatórias.
Em um comunicado, a Universidade de Taubaté afirmou que, "com base na norma técnica divulgada pelo Inep, o desempenho do curso de Medicina no Enamed 2025 se enquadra na faixa de conceito 3" e que protocolou um recurso administrativo solicitando uma revisão da nota atribuída.
O questionamento também foi direcionado à Universidade Anhembi Morumbi, que até o momento não se manifestou.
Veja Também
DCTA Lança Processo Seletivo com Bolsas de até R$ 7 Mil
DCTA de São José dos Campos abre inscrições para bolsas de até R$ 7.000 em áreas estratégicas do setor aeroespacial.
Bragança Paulista e Lavrinhas recebem selo bronze em avaliação de alfabetização
Bragança Paulista e Lavrinhas são classificadas como bronze na avaliação de alfabetização, ficando abaixo da média regional e destacando a necessidade de planos de reforço pedagógico.
Projeto Guri Oferece 1,5 mil Vagas para Cursos de Música no Vale do Paraíba e Litoral Norte
Projeto Guri abre inscrições para 1.500 vagas gratuitas em cursos de música no Vale do Paraíba e Litoral Norte a partir de 9 de janeiro.
Fundação Florestal Conclui Atividades de Verão na Estação Ecológica de Bananal
Programação de verão na Estação Ecológica de Bananal oferece trilhas, educação ambiental e experiências na natureza para visitantes até março.
Tarcísio de Freitas defende escolas cívico-militares e comenta sobre saúde e segurança pública
Governador Tarcísio de Freitas discute saúde, educação e segurança em Cruzeiro, destacando melhorias regionais e os desafios enfrentados com privatização e criminalidade.
Espaço Publicitário




