Hacker Walter Delgatti Neto é Transferido para Penitenciária de Potim
Hacker Walter Delgatti Neto é transferido de Tremembé para Potim após condenação por invasão e inserção de mandado falso contra ministro do STF. Defesa busca progressão de regime; Justiça decide.
7 de janeiro de 2026 às 13:31

O hacker Walter Delgatti Neto, condenado por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi transferido do Complexo Prisional de Tremembé, conhecido popularmente como o “presídio dos famosos”, para a Penitenciária II de Potim. Ambas as unidades estão localizadas no Vale do Paraíba.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) determinou a transferência em dezembro. Delgatti cumpria pena no presídio de Tremembé, onde costumam ficar presos de grande notoriedade nacional.
Walter Delgatti cumpre pena de oito anos e três meses em regime fechado por invadir o sistema do CNJ e inserir, a mando da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O mandado chegou a ser registrado no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Ainda em dezembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer favorável à progressão de regime do hacker do fechado para o semiaberto. A defesa aguarda a decisão da Justiça sobre o pedido.
Além dessa condenação, Delgatti foi sentenciado em 2024 a 10 meses de prisão por calúnia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em virtude de declarações feitas na CPI do 8 de Janeiro, onde acusou Bolsonaro de estar envolvido em suposto grampo contra o ministro Moraes, afirmação considerada falsa pela Justiça.
Delgatti também responde a acusações de ter hackeado autoridades públicas no âmbito da antiga Operação Lava Jato. Nesse caso, a pena estipulada foi de 20 anos de prisão, mas ele está em liberdade já que há recursos pendentes de análise na Justiça Federal em Brasília.
Veja Também
Prefeitura de São José dos Campos Reforça Fiscalização contra Perturbação de Sossego no Final do Ano
Prefeitura de São José dos Campos intensifica fiscalização para garantir tranquilidade nas festividades de fim de ano, com autuações a estabelecimentos e apreensão de veículos por perturbação do sossego público.
Motorista é Detido em Flagrante Após Colidir com Base Móvel da PM em São José dos Campos
Em São José dos Campos, motorista de 25 anos preso após colisão com base policial demonstra sinais de embriaguez e aguarda audiência no Centro de Triagem de Caçapava.
Espaço Publicitário

