39 Praias do Litoral de São Paulo Estão Impróprias para Banho, Segundo Cetesb
Litoral paulista apresenta 39 praias impróprias para banho devido a altos níveis de poluição, aumentando riscos à saúde dos banhistas; Cetesb recomenda evitar locais com bandeira vermelha e seguir boletins atualizados.
5 de fevereiro de 2026 às 20:01

O litoral de São Paulo conta com 39 praias consideradas impróprias para banho, de acordo com o relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desta semana. Essa lista destaca pontos de contaminação em várias cidades ao longo do litoral, exigindo que residentes e turistas tenham precauções adicionais durante a temporada de verão.
Segundo o monitoramento da Cetesb, uma praia é classificada como imprópria quando os níveis de poluição da água superam o recomendado, apresentando riscos à saúde dos banhistas. Entre as principais fontes de contaminação estão a ocorrência de chuvas intensas, o descarte inadequado de esgoto e o aumento no número de visitantes nas áreas costeiras.
A orientação oficial é que se evite nadar em locais assinalados com bandeira vermelha. A população deve acompanhar os boletins semanais da Cetesb para estar atualizada sobre as condições das praias ao longo da costa paulista.
Especialistas em saúde pública alertam para a importância de precauções básicas, como evitar nadar após fortes chuvas e prestar atenção a qualquer alteração na cor ou no cheiro da água, que podem ser indicativos de contaminação.
As praias listadas como impróprias incluem locais em diversas cidades:
- Ubatuba: Itaguá (Av. Leovegildo, 240 e 1.724), Santa Rita e Rio Itamambuca
- Caraguatatuba: Prainha e Aruan
- São Sebastião: Preta do Norte
- Ilhabela: Portinho e Julião
- Guarujá: Perequê e Enseada (Av. Santa Maria)
- Santos: Ponta da Praia, Embaré, José Menino (R. Frederico Ozanan) e Pompeia
- São Vicente: Milionários e Prainha
- Praia Grande: Boqueirão, Guilhermina, Vila Tupi, Vila Mirim, Maracanã, Real, Balneário Flórida, Vila Caiçara e Jardim Solemar
- Itanhaém: Balneário Gaivota, Jardim Regina, Suarão (Afpesp), Parque Balneário, Centro, Praia dos Pescadores, Estância Balneária e Jardim São Fernando
- Mongaguá: Itaóca e Santa Eugênia
- Peruíbe: Icaraíba, Parque Turístico e Balneário São João Batista
Essas informações buscam orientar visitantes e moradores na escolha de locais seguros para banho. O relatório da Cetesb é atualizado regularmente para refletir as condições dos locais e ajudar a garantir a saúde e a segurança de todos.
Veja Também
Nove Praias do Litoral Norte de São Paulo Estão Impróprias para Banho, Aponta Cetesb
Relatório da Cetesb revela nove praias impróprias no Litoral Norte, incluindo Ubatuba e São Sebastião, devido a altos níveis de bactérias, alertando sobre riscos de saúde e desaconselhando o banho.
Colhereiros Rosa Indicam Melhoria Ambiental no Córrego Vidoca em São José dos Campos
Aves colhereiras pink surpreendem em córrego menos poluído de São José dos Campos, sinalizando recuperação ambiental, dizem biólogos.
Litoral Paulista Tem 22 Praias Consideradas Impróprias para Banho, Diz Cetesb
Relatório da Cetesb aponta 22 praias no litoral de SP impróprias para banho devido à poluição bacteriana, com efeitos adversos na saúde. Mongaguá e Peruíbe seguem sem praias inadequadas.
Litoral de São Paulo: 22 praias impróprias para banho, aponta Cetesb
Relatório da Cetesb alerta para 22 praias impróprias para banho no litoral paulista, destacando Ubatuba e Caraguatatuba entre as cidades afetadas, e recomenda cautela aos banhistas.
Espaço Publicitário

