Aumento de Raios em São José dos Campos Alcança 17% em 2025, Aponta INPE
São José dos Campos registra aumento de 17% em descargas atmosféricas em 2025 devido a ondas de calor e aquecimento global, segundo dados do INPE.
19 de janeiro de 2026 às 23:02

Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelou um aumento de aproximadamente 17% no número de raios atingindo o solo de São José dos Campos em 2025. De acordo com os dados coletados, foram registradas 31.335 descargas atmosféricas ao longo do ano, superando as 26.690 ocorrências de 2024.
A pesquisa foi conduzida pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, responsável pela monitorização e estudo dessas descargas em todo o território nacional.
O coordenador do laboratório do ELAT, Osmar Pinto Júnior, explica que o principal fator para essa elevação é o aumento das ondas de calor na região. "Em princípio, são dois fatores: essas ondas de calor estão ficando mais frequentes e mais intensas na região do Vale do Paraíba e em São José dos Campos, e o aquecimento global, que, embora lento, vem causando um aumento progressivo na quantidade de raios em São José", esclareceu.
Osmar Pinto Júnior ainda alertou para a tendência de crescimento das descargas elétricas no futuro. "Existe claramente uma tendência de aumento das descargas atmosféricas em São José dos Campos, no Vale do Paraíba e em muitas regiões do Brasil. A maioria das regiões brasileiras vão ter aumento nas próximas décadas e vão chegar no final do século com bem mais raios do que agora", acrescentou.
Recentemente, no dia 13 de janeiro, São José dos Campos enfrentou um temporal que resultou em 1.300 raios registrados em poucas horas, entre a tarde e a noite.
Desde sua criação em 1995, o ELAT monitora a incidência de descargas atmosféricas, analisando seus impactos no ambiente, na atividade humana e nos sistemas de energia elétrica. O aumento no número de raios contribui para transtornos como quedas de energia e danos a equipamentos elétricos durante tempestades intensas.
Consumidores que experimentam prejuízos devido a descargas atmosféricas têm o direito de solicitar ressarcimento à concessionária de energia, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Veja Também
Frente fria traz chuva e queda de temperatura em São José dos Campos nesta quarta-feira
São José dos Campos enfrenta instabilidade climática com frente fria trazendo chuvas persistentes e queda de temperaturas, alterando significativamente as condições do tempo nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026.
Chuva Persistente Marca o Fim de Semana no Vale do Paraíba
Defesa Civil alerta para chuvas intensas e riscos de alagamento e deslizamentos no Vale do Paraíba devido a um ciclone extratropical.
Raio atinge manifestação de Nikolas Ferreira em Brasília e deixa 34 feridos
O protesto liderado por Nikolas Ferreira em Brasília é interrompido por raio, ferindo 34 pessoas e destacando tensões políticas contra o STF e apoio ao ex-presidente Bolsonaro.
Previsão do Tempo Para Sexta-feira em São José dos Campos Indica Sol e Calor Moderado
São José dos Campos terá sexta-feira de sol intenso, após período nublado, com previsão de temperaturas agradáveis e céu claro, ideal para atividades ao ar livre neste final de semana.
Previsão do Tempo em São José dos Campos para Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026
Instabilidade climática em São José dos Campos perdura com ventos úmidos do oceano, mantendo baixa variação térmica e possibilidade de garoa.
Espaço Publicitário




