Jacareí Implementa Atualização do Cadastro Imobiliário com Uso de Imagens Aéreas
Jacareí usa tecnologia avançada para atualização de cadastro imobiliário, visando justiça tributária e ajuste no IPTU, com envio de notificações a partir de dezembro de 2025.
19 de dezembro de 2025 às 22:39

A Prefeitura de Jacareí iniciou um abrangente processo de atualização do cadastro imobiliário do município através da Secretaria de Finanças. A iniciativa faz uso de tecnologia avançada, com imagens aéreas e frontais de alta precisão, para identificar alterações nas construções, como ampliações, novas obras ou demolições que não foram comunicadas oficialmente.
O principal objetivo dessa medida é garantir justiça tributária. Segundo a administração municipal, a correção da base de dados assegura que o IPTU seja cobrado de forma justa: contribuintes que ampliaram seus imóveis verão um ajuste no valor, enquanto aqueles que demoliram construções poderão ter uma redução no tributo. "Quando o cadastro está correto, garantimos que cada contribuinte pague exatamente o que é devido", afirma o secretário de Finanças, Guilherme Seixas Mendonça.
As notificações começarão a ser enviadas aos proprietários em dezembro de 2025, com a primeira etapa do envio prevista até o fim de janeiro de 2026. As cartas apresentadas pela Prefeitura incluirão:
- Dados atuais do cadastro (m²);
- Nova área identificada pela fiscalização (m²);
- Imagens que comprovam as alterações (aéreas e frontais).
Aqueles que não receberem notificação não deverão se preocupar, pois isso indica que não foram identificadas alterações em seus imóveis e que o cadastro está atualizado.
Os munícipes que receberem cartas de notificação podem proceder de duas formas:
- Concordância: Se os dados estiverem corretos, o proprietário não precisa tomar nenhuma ação. A atualização será realizada automaticamente.
- Discordância: O contribuinte que não reconhecer as informações tem um prazo de 20 dias para protocolar uma contestação. Esta deve ser feita através do sistema online, acessível por QR Code ou link fornecido na carta, para agendar um atendimento presencial.
Após o período de 20 dias sem contestação, os novos dados são validados de acordo com o Código Tributário Municipal.
A atualização tem um caráter estritamente tributário, não substituindo o "Certificado de Conclusão" (Habite-se) e nem regularizando a construção perante órgãos de engenharia e urbanismo.
Para mais informações, os interessados podem contatar o número (12) 3955-9000, ramal 9395. O prazo de contestação é de 20 dias a partir do recebimento da carta.
Veja Também
Prefeitura de São José dos Campos Anuncia Datas para Pagamento do IPTU 2026
São José dos Campos atualiza valores de IPTU para 2026, com reajustes de até 50% até 2027, visando corrigir distorções nos valores imobiliários com base na nova Planta Genérica.
Areias Recebe Unidade Itinerante do Poupatempo para Facilitar Acesso a Serviços Públicos
Unidade móvel do Poupatempo expande atendimento em Areias a partir desta segunda-feira, oferecendo diversos serviços públicos essenciais aos moradores, incluindo emissão de documentos e acesso a serviços digitais estaduais.
Taubaté Estende Horários de Ônibus para Atender Demanda de Compras de Natal
Taubaté adota novos horários de ônibus para facilitar acesso central e shoppings, visando maior conforto e segurança para consumidores até 23 de dezembro.
São José dos Campos Inicia Operação com Primeiros Ônibus de Frota Elétrica
São José dos Campos avança em transporte sustentável com primeiros ônibus elétricos; cidade lidera modernização no Brasil com frota pública 100% elétrica dentro de plano estratégico até 2028.
Prefeitura de Taubaté Publica Edital para Nova Gestão do Hospital Universitário
Prefeitura de Taubaté busca nova gestora para o Hospital Universitário após disputa com atual administração motivada por descumprimento de metas e investigação pelo Tribunal de Contas.
Espaço Publicitário



