Arcebispo de Aparecida Clama por Paz e Diálogo durante Missa de Ano Novo
Na Basílica de Aparecida, Dom Orlando Brandes clama por paz e reconciliação em missa de Ano Novo, instigando fiéis a adotarem a "paz desarmada" e seguirem a figura materna de Nossa Senhora.
1 de janeiro de 2026 às 14:00

Durante a missa de Ano Novo na Basílica de Aparecida, nesta quinta-feira (1º), o arcebispo Dom Orlando Brandes fez um pedido enfático por paz, perdão e diálogo. A celebração ocorreu às 9h no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida e destacou a importância de iniciar 2026 com um espírito positivo e próximo a Jesus.
Dom Orlando ressaltou a necessidade de buscar a Jesus com urgência, tal como fizeram os pastores no Evangelho, e enfatizou a importância de meditar a Palavra de Deus para evitar precipitações e negativismo. "A alegria traz saúde, a alegria traz esperança", afirmou o arcebispo, refletindo sobre a mensagem da missa.
Numa clara defesa da paz, Dom Orlando pediu que cessassem as guerras e os sentimentos negativos, convocando os fiéis a adotarem a "paz desarmada". Ele reiterou: "Cessem o barulho dos canhões, das armas de guerra. Cessem o ódio, a indiferença e a vingança. Amabilidade sim, violência não. Harmonia sim, divisão não."
O discurso também trouxe uma mensagem do Papa Leão XIV, que incentivou o uso da "arma do diálogo, do perdão, da justiça, da reconciliação". Dom Orlando também fez uma evocação a Nossa Senhora Aparecida, vista como a "Mãe da Paz", encorajando os fiéis a caminharem ao seu lado durante o novo ano. "A Mãe carrega no colo, sinta-se no colo de Nossa Senhora, inclusive nas provações que o ano novo vai trazer", disse ele, fazendo uma analogia com a figura materna.
Veja Também
Missas de Ano Novo no Santuário Nacional de Aparecida e Canção Nova são anunciadas
Santuário Nacional de Aparecida e comunidade Canção Nova revelam programação de missas para o Ano Novo, com celebrações especiais em Aparecida e Cachoeira Paulista, atraindo fiéis de todo o país.
Espaço Publicitário
